Propaganda Old Spice
Old Spice
A propaganda a ser
analisada é da Old Spice. Esta empresa norte-americana de
desodorantes costuma lançar comerciais ousados e bizarros que chamam a atenção
pelo fato de não fazerem muito sentido, porém sempre acompanhado por
um toque de humor e muita gritaria pelo ator Terry Crews. Este ator ficou muito
conhecido no Brasil por interpretar Julius, na série Todo Mundo Odeia o Chris.
Neste comercial de apenas
30 segundos mostrada no Brasil, temos uma surpresa ao ser iniciada pelo ator
Isaiah Mustafa. Ele diz que seria o novo garoto propaganda da Old Spice. Logo
no segundo take, ele está caminhando numa floresta. Podemos dizer que isso pode
representar a diversidade da nossa fauna e flora. Nosso pais no exterior é
conhecido por ser o pulmão do mundo. Em vários filmes norte-americanos temos
citações da Amazônia e do nosso clima tropical. Um belo exemplo
que retrata bem o Brasil é a animação americana produzida pela
Blue Sky Studios, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, chamada Rio.
Na terceira cena, podemos
ver Isaiah sentado em uma canoa num rio. Isso pode representar nossa origem. A
centenas de anos atrás, até o nosso século este tipo de navegação é
muito usado por pescadores e por moradores que vivem em regiões mais
primitivas, afastadas de regiões urbanas. Em muitas reportagens como Terra da
Gente e Discovery Channel ao irem em regiões como Mato Grosso do Sul, Pantanal
e amazonas, podemos ver muitas canoas e pequenas frotas deste tipo para a
pratica da pesca.
Na quarta cena, Terry
Crews aparece para conquistar seu trono de volta como o garoto propaganda da
Old Spice. Podemos perceber algo em comum nos dois atores mostrada pela Old
Spice. Ambos possuem um físico que retrata bem a masculinidade. Logo no começo
da propaganda podemos escutar que se você deseja cheirar como um homem- homem
adquira o Old Spice. Isso se repete em quase todos os comerciais da empresa. Da
mesma forma que comerciais de bebidas no Brasil representam a mulher
brasileira, sensualizando ela, o mesmo ocorre nos comerciais da Old Spice ao
tentarem impor na sociedade que o físico ideal ou “único” de um “homem” deve
ser, como podemos ver pelos dois atores. Isso foi uma decisão realizada pela
empresa logo no começo, antes mesmo de começarem na divulgação do seu produto.
Uma outra concorrente dela que seria o AXE, possui uma outra estratégia ao
colocar homens considerados “NERDS” e por não possuírem o corpo ideal que a
sociedade deseja de um “homem”. O foco das propagandas da AXE é
que para estes homens ao usarem seus desodorantes eles irão conseguir atrair
qualquer garota que quiserem. Já para a Old Spice ao usarem seus desodorantes
eles irão se tornar no verdadeiro HOMEM.
Na última cena podemos ver
Terry Crews em uma moto carregando mais cinco pessoas e um tigre. Esta cena
deve ter sido colocada para mostrar a diversidade étnica, cultural, racial
entre outros do nosso pais. O Brasil possui um povo bem misto, tendo pessoas de
origens não só indígena, mas de muitos outros países como Portugal, Itália,
França, países africanos entre outros. Na garupa de sua moto, podemos ver da
direita para esquerda: Um francês, peruano, suíço, holandês e por fim um
escocês.
E assim termina este
comercial de apenas 30 segundos. A Old Spice recentemente para tentar cativar o
consumidor brasileiro está investindo agressivamente nas suas campanhas
publicitarias a até contratou o ator Malvino Salvador para um
de seus comerciais. A dona dos desodorantes Old Spice P&G completou 75 anos
e é a empresa que mais vende desodorantes nos Estados Unidos. Tendo um Market
share destes, foi uma boa estratégia dela tentar oferecer seus produtos para o
mercado da américa latina. Tudo isso para expandir ao redor do mundo seus
produtos. Agora vamos ver se todo este esforço da P&G vai dar resultados e conquistar o
povo brasileiro.
Comentários
Postar um comentário