Propaganda Sony Xperia Z
Sony Xperia Z
A propaganda busca mostrar todos
os produtos bem sucedidos e impactantes na sociedade que a Sony produziu. Isso
leva a entender que seu mais recente produto, o Xperia, entraria nesta ordem de
sucesso.
Elementos
culturais:
*Transmissão
do lançamento do foguete Saturno V, na missão Apollo 11, que levou o homem à
lua em 1969 e vestimentas caracterizadas da época, representado através das
pessoas, que estão assistindo o lançamento do foguete na televisão.
*
Transmissão em cores em uma TV da Sony
*
Uma década depois, temos o lançamento do Walkman, representado no anúncio por
meio de duas garotas usando o aparelho. Curiosidade: Mesmo sendo especulado que
seria um fracasso pelos vendedores, o presidente da empresa acreditava no seu produto.
Ele disse que se o produto não vendesse 100 mil unidades em 2 anos, iria
renunciar seu cargo. De 1979 a 1981 a Sony conseguiu vender 1.5 milhão de unidades.
*Temos
uma representação icônica visual da época representado pelo policial, pelas
garotas de patins e pela praia. Podemos dizer que o local representa Califórnia ou Miami,
cidades estas muito usadas como cenário de filmes da época.
*No próximo take, mostra-se a queda do muro de
Berlim, sendo filmada por uma gravadora da Sony.
*
A seguir, podemos ver um grupo de amigos jogando no PlayStation 1. Console da
Sony lançado em 4 dezembro de 1994 no Japão. A etnia destes amigos é oriental,
e isso provavelmente foi feito para representar a origem da Sony e o pais que
estão. Na cena temos uma TV de tubo, característica da época e algumas fitas
VHS na mesa.
*Eles
estão jogando Gran Turismo, jogo exclusivo da plataforma PlayStation. Este game
se tornou o mais vendido da geração do PsOne (PlayStation 1) conseguindo vender
mais de 10 milhões de unidades.
*No
canto direito, temos um sistema de som multifuncional da Sony. Ele
grava/reproduz fitas cassetes, tem sinal AM/FM, leitor de CD e também possibilita
a reprodução do som da TV e outros aparelhos.
*E
por fim temos uma representação de um festival típico de cores na India,
chamado de Holi. Neste ultimo take é que podemos ver o produto que a Sony está
divulgando no comercial. Pelo fato do celular ficar sujo com as tintas jogadas
ao ar, é mostrado o celular sendo lavado com água corrente, uma das funções
inovadoras da época, que é o fato de o celular ser a prova de água. Também é
mostrada a qualidade da câmera do celular.
*
No final temos o slogan: Be Moved. Isso mostra que seus produtos podem mudar a
sociedade através da inovação e qualidade.
*
Tudo isso foi acompanhado por uma bela composição do músico David Bowie.
Comentários
Postar um comentário