Como a Sony superou as maiores empresas de consoles.


Nos anos 90, quem dominava o mercado de games eram a Nintendo e a Sega. Muitas empresas famosas da época como a Panasonic, Philips, Apple e Atari tentaram competir neste setor porém fracassaram.

Após uma não bem sucedida parceria entre a Sony e Nintendo, a Sony decidiu se aventurar neste campo. Não seria uma fácil jornada para ela porém a Sony sabia que tinha que promover corretamente o seu aparelho, para seus consumidores.


Foi assim que surgiu o PlaySation one. Lançado em 4 de dezembro de 1994 no japão e Setembro do ano seguinte nos Estados Unidos.
O maior desafio foi introduzir seu console. Na época games era algo predominantemente para crinaças e jovens. A Sony teve um começo vantajoso, ao anunciar seu console por $100 dolares a menos que seu concorrente Sega. Uma outra vantagem dos seus concorrentes seria que ela estaria usando Cds ao envés de cartucho. Com isso a leitura dos games seria muito mais rapido e poderia se armazenar mais dados no disco.

Em termos de Hardware a Sony liderava, tendo o console mais poderos da época. Porém ela teria que promover isso através de campanhas e propagandas. Com isso ela lançou varios comerciais com o slogan UR NOT E, significando que os jogadores não estavam preparados para o lançamento do PsOne. Outro slogan que também fez sucesso foi Don't Underestimate The Power Of PlayStation. Aos poucos eles começaram a liberar comerciais com capturas de seus games mostrando o poder da tecnologia 3D de seus games. O que não poderia faltar era um mascote pois a Sega tinha o Sonic e a Nintendo o Mario. Com isso surgiu o Crash da serie de games sua Crash Bandicoot. Para que os gamers ficassem atenados neste mundo, surgiu o PlayStation Underground. Esta seria uma revista que nela os jogadores poderiam ter acesso a analises, previews, entrevistas e nela incluia um disco em que estes jogadores poderiam testar algumas demos de games que futuramente chegariam ao PlayStation.

Com campanhas agressivas, um hardware acima dos seus concorrentes, games que tinha o foco no publico adulto também, era certo que seu aparelho seria um sucesso entre os jogadores. Foi isso que ocorreu, o PsOne foi um fenômeno de vendas superando ambos seus concorrentes,  conseguindo vender mais de 100 milhões de consoles ao redor do mundo. Hoje na sua quarta geração de console, a Sony lidera o mercado em termos de vendas e continua forte neste setor sendo responsavel por quase 80% dos lucros da empresa.

Vendas:

   Sega Saturn vs. Nintendo 64 vs. Sony PlayStation

Sony PlayStation (102.49 milhões)

Nintendo 64 (32.93 milhões)

Sega Saturn ( 9.5 milhões)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propaganda Old Spice

Hideo Kojima recomenda você jogar Death Strang online

Propaganda Sony Xperia Z